POR QUE NÃO FAZER?

mao-com-terco

A oração sempre foi e será uma necessidade do coração humano.

Sobretudo em momentos de particular aflição, todos os homens, inclusive aqueles imersos nas trevas do pecado e afastados da amizade com Deus, sentem-se impelidos a voltar-se para o Criador implorando aquilo de que carecem e a esperar confiantes a obtenção de um bem impossível de conseguir sem sobrenatural auxílio.

A humanidade atravessa hoje tormentas e dramas de toda ordem. A sociedade cristã — que deveria estar ordenada à maneira de uma maravilhosa sinfonia de vínculos entre superiores e inferiores, num clima de autêntica caridade — encontra-se devastada pelo ateísmo, pelo pragmatismo e por uma crescente imoralidade. A família, laço fundamental e natural dessa harmonia, sofre duramente. Onde procurar um remédio eficaz para fazer reviver a santidade nos lares?

“A família é a Igreja doméstica e deve ser a primeira escola de oração. Nela as crianças, desde a mais tenra idade, podem aprender a perceber o sentido de Deus, graças ao ensinamento e ao exemplo dos pais: viver numa atmosfera caracterizada pela presença de Deus”. ⁽¹⁾

familia-rezando-wp

Reunida à noite após as árduas tarefas diárias, desejosa de alguns momentos de intimidade e repouso, a família nada poderá fazer melhor do que dar a Deus o lugar devido, por meio da prece em comum, implorando a proteção e a bênção do Senhor para aqueles que se acolhem sob o mesmo teto. Pois uma coisa é inegável: o triste cortejo das misérias, dificuldades, angústias e problemas que afligem o mundo na atualidade, receberia um insuperável lenitivo se reinasse na família o verdadeiro espírito de oração.

Bem se compreende, à vista disso, que “se não se aprende a rezar em família, depois será difícil conseguir preencher esse vazio. Por isso, eu gostaria de convidar-vos a redescobrir a beleza de rezar juntos como família,na escola da Sagrada Família de Nazaré. E a vos tornardes assim um só coração e uma só alma, uma verdadeira família”. ⁽²⁾

oracao-em-familia-wp

Pôr em prática diariamente com fervor e perseverança essa homenagem conjunta a Deus é excelente meio de conferir vigor e durabilidade à união familiar. E o efetivo atendimento dos pedidos assim formulados alimentará a confiança dos seus membros e tornar-lhes-á indispensável o recurso à amorosa Providência Divina, por intercessão de Maria Santíssima.

.

⁽¹⁾ Bento XVI, Audiência geral de 28/12/2011.

⁽²⁾ Idem.

(Adaptado da revista “Arautos do Evangelho”, nº 122, fevereiro de 2011, p. 5. Para acessar o exemplar do corrente mês clique aqui )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *