FLOR QUE PERFUMA O JARDIM DA IGREJA

menino-jesus-detalhe-ae

Nosso Senhor Jesus Cristo surpreendeu os homens com uma inovadora doutrina, que implicava na completa alteração dos paradigmas do relacionamento humano até então considerados normais.

Em suma, o ensinamento do Divino Mestre consistia no preceito de amar o próximo como a si mesmo, por amor a Deus; de amar até mesmo os inimigos e fazer o bem a quem nos odeia; de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, com a certeza de que o resto virá em consequência.

Anunciação - Fra Angélico

Anunciação – Fra Angélico

Ora, isto se chocava veementemente com o egoísmo, a crueldade, a lascívia e outros vícios prevalentes no mundo clássico.

Com o indispensável auxílio de uma torrente de graças novas derramadas sobre o mundo, foi renovada a vida em todos os territórios nos quais se acolheu a Boa Nova: favoreceu-se a virtude, a moralidade dominou, reinaram a lealdade, a justiça e a caridade, os mais fracos foram defendidos, o trato entre os homens se tornou mais doce e fraterno. A História conheceu então a “doce primavera da Fé”.

E não apenas no campo religioso e moral tudo começou a tender à perfeição. Na Europa medieval, nascida sob inspiração e estímulo da Igreja, esse movimento aconteceu de modo notável em todos os terrenos do viver e do agir humano, como na teologia, na filosofia, na organização social, nas artes, no ensino e na cultura, na tecnologia e na ciência. Foram dados passos de gigante em comparação com tudo o que houvera antes, como muitos estudos vêm demonstrando.

O espírito de ousadia dos medievais os levou à criação do estilo gótico, no qual todo o edifício parece lançar-se arrojadamente para o alto, como procurando alcançar o céu. As paredes de granito dos prédios românicos cederam espaço aos deslumbrantes vitrais, enchendo de multicoloridas luzes os ambientes internos de igrejas e castelos. Em tudo a característica central era sempre a mesma, ou seja, a busca da perfeição, no afã de tornar a Terra cada vez mais parecida ao Paraíso.

Nossa Senhora da Humildade - Fra Angélico

Nossa Senhora da Humildade – Fra Angélico

FRA ANGÉLICO

Supremo exemplo desse anseio do belo é o de Beato João de Fiesole— conhecido como Fra Angélico. Apesar de haver vivido já na Renascença, seu estilo é puramente medieval. Fé e avançada técnica, transcendência e realismo, verum, bonum e pulchrum [verdadeiro, bom e belo] dão-se as mãos para representar o gênero humano como ele deveria ser: todo espiritualizado.

Fra Angélico expressa magistralmente a mentalidade católica da Idade Média, aberta ao sobrenatural e comprazida em contemplar o belo nas criaturas. Ele nos apresenta personagens, ambientes e paisagens de uma beleza diáfana, elevada, celestial. Seu olhar de artista estava voltado para aquele mesmo reflexo do Criador, que encontramos representado nos trajes, vitrais, decorações, construções, cerimônias e relações humanas daquela era de Fé. Maravilhas superiores que só numa sociedade impregnada pela lei do Evangelho pode o engenho humano produzir.

Damos a seguir uma pequena galeria com algumas de suas obras.

anjo-anunciacao-ae

anunciacao-detalhe-ae

anunciação-detalhe-ae

anjo-anunciacao-detalhe-ae

menino-jesus-recorte-ae

menino-jesus-detalhe-ae

anjo-i-ae

anjo-ae

anjo-iii-ae

apresentacao-rae

coroacao-da-virgem-maria-fra-angelico-ae

descidapdapcruz-rae-gustavo-krajl

.

(Com ligeiras adaptações, essas considerações foram originalmente publicada na revista “Arautos do Evangelho”, nº112, abril de 2011, p.5. Para acessar o exemplar do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho, Gustavo Krajl

One thought on “FLOR QUE PERFUMA O JARDIM DA IGREJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *