Porque devoção a Nossa Senhora ?

O conhecimento de Maria no seio da Santa Igreja, a Mariologia, foi se desenvolvendo ao longo dos séculos, desde os Santos Padres, passando por São Bernardo, São Domingos de Gusmão, São João Eudes, Santo Afonso de Ligório e muitos doutores e teólogos, sempre revelando as mais esplendorosas maravilhas sobre a Santíssima Virgem.

Entretanto, parece que a graça de explicar com maior amplitude e profundidade, as excelências da “ Mãe Escondida”, como foi chamada Nossa Senhora,  estava reservada a São Luís Grignion de Montfort. De todas as suas obras, a que mais se destaca é o Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem.

Nossa Senhora de Fátima

Esta obra foi recomendada por diversos Papas, e conta com a aprovação e o apoio do Magistério da Igreja. O Bem Aventurado Pio IX, Leão XIII, São Pio X, Pio XII, são alguns dos Sumos Pontífices que deram aprovação expressa à doutrina deste grande santo.

A respeito da excelência da espiritualidade de São Luís Grignion, o Beato João Paulo II, em diversas ocasiões, teve a oportunidade de afirmar a sua atualidade.

Quando da Beatificação de Jacinta e Francisco, em 13-5-2000, o Papa dirigiu-se às crianças exortando-as com essas palavras de São Luís de Montfort: Digo-vos que “ se avança mais em pouco tempo de submissão e dependência de Maria, que durante anos inteiros de iniciativas pessoais apoiados apenas em si mesmos”.

Em outra ocasião, em discurso aos religiosos, na peregrinação que fez ao túmulo de São Luís Grignon, o Papa afirmou: “ O que me agrada no vosso Fundador, São Luís Maria, é de ser um santo que vai diretamente ao essencial, ao Mistério da Trindade e ao Mistério da Encarnação… Vós dissestes “ a Jesus por Maria” e vós tendes razão… Graças a São Luís Maria, eu entendi que a autêntica devoção à Mãe de Deus é verdadeiramente Cristocêntrica…”( Homilia do Beato João Paulo II- França -1966).

E, ainda, na Encíclica Redemptoris Mater o Papa afirma: “ Quero evocar, a propósito da devoção marial, entre os numerosos testemunhos e mestres desta espiritualidade, a figura de São Luís Maria Grignion de Montfort, que propõe aos cristãos a consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, como meio de viver fielmente as promessas do Batismo.

Fica aqui um convite para conhecermos esta obra magnífica sobre a devoção a Maria.

Eduardo Z. de Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *