PAPEL EDUCADOR DA LITURGIA

missal-wpress

É bastante comum em nossos dias promover palestras, cursos, catecismos de perseverança e outros eventos destinados à formação permanente dos fiéis. Entretanto, se compararmos o número dos que deles participam com o conjunto geral dos batizados, veremos ser ele muito reduzido.

Como lembrar, então, as verdades da Fé ao povo cristão no seu conjunto? Há algum meio de fazer com que todos se aprofundem nos dogmas da Igreja?

APRENDER COM A LITURGIA

A resposta a esta pergunta está no papel educador da Liturgia. A Missa dominical além de ser um momento privilegiado para o encontro do homem com Deus, tem um papel fundamental na formação religiosa da comunidade

Consideremos a situação atual dos fiéis, bombardeados por todo tipo de informações e mensagens através dos meios de comunicação. Sem a participação nas Missas dominicais e outros atos litúrgicos dificilmente poderão estar preparados para enfrentar o secularismo que os rodeia

Convém lembrar que a Liturgia não é um catecismo nem um manual cuja finalidade específica é instruir. A Missa, por exemplo, é antes de tudo um ato de culto. Entretanto, não é difícil perceber seu caráter didático.

homilia-ae

RIQUEZA DOUTRINAL DOS TEXTOS LITÚRGICOS

Na Liturgia, Deus e seu povo fazem um intercâmbio num clima de íntima comunhão. Tudo se orienta sempre em função direta da oração, entretanto, a Liturgia da Palavra poderia chamar-se ‘catecismo maior’ dos fiéis. Não poderia ser de outra maneira, pois é uma só a Fé que se professa e a que se celebra. (1)

Embora o estilo dos textos não seja propriamente didático ou pedagógico, fomentam estados de espírito de abertura para as verdades da fé. Nas orações, de rico conteúdo, encontramos também um caráter didático dentro de sua natureza cultual

A Liturgia, mais do que ensinar, faz viver a doutrina. A Liturgia é um meio de comunicação mais eficaz, mais contínuo, mais intuitivo e penetrante, mais popular e universal. (2)

Os documentos do Magistério Eclesiástico, mesmo os mais solenes, atingem poucas pessoas; através das solenidades litúrgicas, pelo contrário, se instruem todos os fiéis. Os documentos o fazem uma só vez. As cerimônias anuais dirigem-se perpetuamente, cada ano, a todos os homens.

vinheta-verde

(1) Cf. ABAD IBÁÑEZ, José Antonio. Lex orandi, lex credendi: La Liturgia expresión y norma de fe. In: CANALS CASAS, Juan María; TOMÁS CÁNOVAS, Ignacio (Org.). La Liturgia en los inicios del Tercer Milenio. Baracaldo: Grafite, 2004, p.294.

.

(2) Cf. VAGAGGINI, OSB, Cipriano. El sentido teológico de la Liturgia. Madrid: BAC, 1959, p.474.

.
.

(Trata mais amplamente deste assunto o Pe. Fernando Gioia em seu artigo “Uma catequese em ação”, na revista “Arautos do Evangelho”, nº 171, março de 2016, p. 18-21. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho, wpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *