O canto do cisne

Os que conhecem a mensagem que Nossa Senhora comunicou em Fátima certamente lembrarão as palavras de Nossa Senhora logo após descrever as catástrofes que ocorreriam caso a humanidade não se emendasse, atendendo as advertências d’Ela. São palavras de esperança: “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”. Notemos bem: Nossa Senhora não disse “vencerá”, mas sim “triunfará”. Triunfo é uma vitoria absoluta, esplendorosa, total.

As considerações do Mons. João Clá Dias, Fundador dos Arautos do Evangelho transcritas a seguir abordam essa verdade consoladora, especialmente para os dias que vivemos.


FÁTIMA, A PROMESSA DO REINO DE MARIA

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Conta uma antiga lenda que o cisne branco era mudo, mas, nos instantes que antecediam sua morte, emitia um belíssimo canto. E neste deitava todas as belezas que refletira na água e a formosura que esta lhe emprestara ao longo de sua existência. É sabido, desde épocas remotas, que tal lenda, apesar de poética, não condiz com a realidade. Todavia, atravessou ela os tempos, à maneira de metáfora, para significar o encerramento de algo coroado de êxito. Como costumamos dizer no Brasil, ela simboliza o “fechar com chave de ouro”.

De certa forma, o Reino de Maria será como o “canto do cisne” da humanidade. Com efeito, podemos considerar o Reino de Maria como o ápice da História, quando o preciosíssimo Sangue de Cristo, derramado para nossa redenção, produzirá seus melhores frutos.

SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT E O REINO DE MARIA

Porém, por que um Reino de Nossa Senhora? Porque “foi por intermédio da Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por meio d’Ela que Ele deve reinar no mundo”, (1) ensina o grande mariólogo São Luís Maria Grignion de Montfort, em seu Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem.

               Coroação de Nossa Senhora

São Luís Grignion afirma, quando fala de um reinado temporal de Maria, é que Ela será, de fato, Rainha dos homens e exercerá sobre a humanidade um governo efetivo. Nessa época, diz ele, “as almas respirarão Maria, como os corpos respiram o ar”. (2) Será uma nova era histórica, na qual a graça habitará no coração da maioria dos homens, e estes serão dóceis à ação do Espírito Santo, através da devoção a Maria: “Ocorrerão coisas maravilhosas neste mundo, onde o Espírito Santo, encontrando sua querida Esposa como que reproduzida nas almas, virá sobre elas abundantemente e as cumulará de seus dons, particularmente do dom de sabedoria, para operar as maravilhas da graça”. (3) Será um tempo feliz, um “século de Maria, no qual inúmeras almas escolhidas e obtidas do Altíssimo por meio d’Ela, perdendo-se a si mesmas no abismo de seu interior, se tornarão cópias vivas de Maria, para amar e glorificar Jesus Cristo”. (4)

* Título nosso. Trechos, com ligeira adaptação, da obra do Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, “Por fim o meu Imaculado Coração Triunfará”, Instituto Lumen Sapientiae, São Paulo, 2017, p. 115-117.

(1) SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Traité de la vraie dévotion à la Sainte Vierge, n.1. In: OEuvres Complètes. Paris: Du Seuil, 1966, p.487. No Brasil: “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, Ed. Vozes, Petrópolis, 46ª edição, 2015, nº 1, p. 19

(2) Idem, n.217, p.634.

(3) Idem, p.634-635.

(4) Idem, p.635.

Ilustrações: Arautos do Evangelho, Francisco Lecaros, acnsf

One thought on “O canto do cisne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *