Grandes desejos da pequena via

        Santa Teresinha aos 8 anos

Santa Teresinha do Menino Jesus é conhecida como a Santa das rosas e da “pequena via”. Ela nos deixou suas memórias que, em conjunto, é conhecido como Manuscritos autobiográficos. Ao lado de muitos outros aspectos, um é pouco ressaltado na literatura que trata da Santa.

Trazemos a seguir um trecho dos Manuscritos do qual pouco se fala: os grandes desejos da grande Santa.


Ser tua esposa, ó Jesus; ser carmelita; ser, pela minha união a Ti, a mãe das almas, deveria ser-me suficiente… mas não é… Sem dúvida, esses três privilégios formam minha vocação: carmelita, esposa e mãe. Todavia, sinto em mim outras vocações, a de Guerreiro, a de Sacerdote, a de Apóstolo, a de Doutor, a de Mártir, enfim, sinto a necessidade, o desejo de realizar, para Ti, Jesus, as mais heroicas obras… Sinto na minha alma a coragem de um cruzado, de um zuavo pontifício. Queria morrer num campo de batalha pela defesa da Igreja…

Santa Teresinha representando       Santa Joana D’Arc

Sinto em mim a vocação de Sacerdote. Com que amor, ó Jesus, levar-te-ia em minhas mãos quando, pela minha voz, descesses do Céu… Com que amor eu Te daria às almas!… Mas ai! embora desejando ser sacerdote, admiro e tenho inveja da humildade de são Francisco de Assis e sinto em mim a vocação de imitá-lo, recusando a sublime dignidade do Sacerdócio.

Ah! apesar da minha pequenez, queria iluminar as almas como os profetas, os doutores. Tenho a vocação de apóstolo… Gostaria de correr a terra, propagar teu nome e fincar tua Cruz gloriosa no solo infiel. Ó meu amor, uma missão só não seria suficiente. Gostaria também de pregar o Evangelho nas cinco partes do mundo, até nas mais longínquas ilhas… Queria ser missionária, não só durante alguns anos, mas gostaria que fosse desde a criação do mundo e até o final dos séculos… Mas, sobretudo, meu Bem-Amado Salvador, quero derramar meu sangue para Ti até a última gota…” (1)

* * * * *

E uma frase dela, muito esquecida (mas muito necessária).

Reze, pois quem não reza vai para o inferno sem ajuda do demônio”.(2)

(1) Santa Teresinha do Menino Jesus, História de uma alma – Manuscritos autobiográficos, São Paulo, Ed. Paulus, 2012.

(2) Trecho de uma carta de Santa Teresinha do Menino Jesus, Epistolário, Office Central de Lisieux, s/d.

Ilustrações: Arautos do Evangelho, reprodução

One thought on “Grandes desejos da pequena via

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *