MARIA RAINHA DOS CORAÇÕES

entao-tu-es-rei-wordpress-edit

Quando Pilatos perguntou a Jesus: “Tu és o Rei dos Judeus?” (Jo 18, 33), na resposta o Divino Redentor confirma, mas acrescenta não ser o seu reino deste mundo (cf. Jo 18, 36). Ansiava o povo judeu pela vinda de um Messias terreno com o poder e a missão de livrá-lo do domínio romano. Mas, inúmeras vezes, alertara Jesus não ter vindo para isso.

 

Os reis terrenos se caracterizam pelo poder das tropas, pela riqueza material e grandeza de seu palácio. Ora, aprouve à Divina Providência que o Redentor da humanidade, o Rei dos reis, nascesse pobre em uma fria gruta de Belém, fosse repousado em uma simples manjedoura e aquecido pelo calor de um boi e de um burro… Contraste maior, impossível. O seu reinado é espiritual, no interior das almas, pela ação da graça divina. Como consequência, desse império sobre os corações, com o tempo se formaria toda uma civilização baseada no Evangelho, com a finalidade de transformar a Terra em uma autêntica prefigura do Céu. Quando isso se concretizasse, teria a humanidade reconhecido e glorificado de fato Cristo como verdadeiro Rei do universo.

E, portanto, como Mãe do Redentor, com toda propriedade “Maria é Rainha porque foi associada de modo único ao seu Filho, tanto no caminho terreno como na glória do Céu” (¹). Contrariamente aos critérios mundanos, é próprio à realeza de ambos a humildade, o serviço e o amor aos homens. E “como exerce Maria esta realeza de serviço e amor? Velando sobre nós, seus filhos”. Portanto, concluiu ele, “Rainha é título de confiança, alegria e amor”. (²)

 

nossa-senhora-rainha-aePara Nossa Senhora reinar em crescente número de famílias, vêm os Arautos do Evangelho promovendo nos países onde atuam a disseminação a mais ampla possível do Apostolado do Oratório Maria Rainha dos Corações.

No momento em que se verifica uma preocupante diminuição da prática religiosa no Ocidente, a peregrinação do Oratório de lar em lar tem contribuído de modo eficaz, como o fermento na massa, para o resgate de incontáveis fiéis cujas famílias passam a ser de fato Igrejas domésticas, nas quais reinam Jesus e Maria. São centenas de milhares de pessoas que retornam à vida eclesial, frequentando regularmente os Sacramentos e tornando-se membros ativos de sua comunidade. Com esse afervoramento espiritual surgem paroquianos cada vez mais dispostos a trabalhar, como auxiliares de seus párocos, na conquista de almas para Deus.

O apostolado assim realizado pelos diversos tipos de oratórios e capelinhas que peregrinam por incontáveis lares no mundo inteiro tem constituído precioso e muito útil instrumento utilizado pela Providência em nossos dias para que se concretize nos corações a realeza universal de Cristo e de Maria.

O APOSTOLADO DO ORATÓRIOoratorio-ae

Basicamente, esse apostolado consiste em formar grupos de trinta famílias e fazer peregrinar por suas casas um oratório do Imaculado Coração de Maria. Cada grupo receberá assistência e orientação de um Coordenador.

Cada família ficará com o Oratório em seu lar uma vez por mês, num dia fixo, a ser combinado com o Coordenador. Nesse dia, ela poderá convidar amigos, parentes e vizinhos para, juntos, fazerem a leitura de um trecho do Evangelho, seguida de alguns minutos de reflexão, rezarem um terço e a consagração da família ao Imaculado Coração de Maria.

SEJA UM COORDENADOR

Coordenador é a pessoa que se encarrega de formar um grupo de trinta famílias e coordenar a peregrinação do Oratório de casa em casa.

Felizes esses escolhidos por Nossa Senhora para essa sublime missão! Como está dito no Evangelho, eles receberão o cêntuplo nesta terra e uma grande recompensa no Céu.

O QUE FAZ UM COORDENADOR?

iaras1

Começar a formação dos grupos de trinta famílias, de preferência numa mesma rua ou quarteirão. Preencher a relação das famílias com o nome da pessoa responsável em cada casa. Remeter essa relação para a sede do Apostolado do Oratório, via e-mail, fax ou correio.

Pedir ao pároco para benzer o Oratório e fazer a entrega solene ao coordenador, por ocasião da Missa ou de alguma outra celebração comunitária.

Iniciada a peregrinação, verificar se a passagem do Oratório de uma casa para outra está sendo feita em ordem.

Ajudar as famílias a rezar bem o terço, encaminhar os jovens para a catequese, incentivar as pessoas a participarem das atividades paroquiais, etc.

Ao receber os boletins informativos Maria Rainha dos Corações, entregar um exemplar a cada família. Aproveitar a oportunidade para dar e ouvir sugestões para o aperfeiçoamento do nosso apostolado e afervoramento do grupo.

CERIMONIAL

Junto com o Oratório, seguem trinta exemplares de um livreto contendo o cerimonial de entronização do Oratório nos lares, como também, cânticos e orações para essa ocasião. O coordenador entregará um exemplar para cada família participante do seu grupo.grupo-coordenadores-ae

COMO  SER UM COORDENADOR?

Entre em contato conosco e enviaremos as informações de que necessita.

Sede do Apostolado do Oratório

Rua Francisca Júlia, 182 – Bairro Santana
São Paulo (SP) – Brasil
CEP 02403-010
Tel. (11) 2973-9477
E-mail: oratorio.secretaria@arautos.com.br

(¹) Bento XVI, Audiência Geral de 22 de agosto de 2012.

(²) Idem.

 

(Adaptado da revista “Arautos do Evangelho”, nº 130, p. 5)

Para acessar o exemplar do corrente mês  clique aqui http://www.revistacatolica.com.br/revista-do-mes/ 

Ilustrações: Arautos do Evangelho, WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *