Um piedoso equívoco

Conversando com uma senhora – devota do Rosário –, de repente ela teve  esse dito:

– Na quarta dezena do terço eu só digo ‘Apresentação do Menino Jesus no Templo’ e nunca completo com ‘e Purificação de Nossa Senhora’. Por que falar em purificação de Maria se Ela é Imaculada?

Procurei explicar-lhe o ensinamento da Igreja sobre o assunto. Creio ser útil conhecer tal ensinamento, resumido em seguida.

A HUMILDADE DE MARIA

Dois são os motivos que fizeram Maria Santíssima submeter-se ao rito da Purificação.

O primeiro deles é assim enunciado por São Luís Grignion de Montfort logo no início do seu Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem: “Para atender aos pedidos que ela fez a Deus de escondê‑la, empobrecê‑la e humilhá‑la, Deus providenciou para que oculta ela permanecesse em seu nascimento, em sua vida, em seus mistérios, em sua ressurreição e assunção, passando desapercebida aos olhos de quase toda criatura humana”. (1)

Por isso, em tudo Maria se submetia à Lei mosaica e passava aos olhos de quase todos como uma mulher como as demais. E sempre procurava a atitude mais humilde. Por exemplo, nesse mesmo ato da Apresentação do Menino Jesus, deu o resgate estabelecido na Lei para os pobres: ofereceu duas rolinhas.

OBEDECE À LEI EM VIGOR

Bodas de Caná

O outro motivo para a Purificação: a Lei antiga estava ainda em vigor. Só após a Redenção realizada pelo seu Divino Filho ficaria estabelecido o regime da Graça, em que a Misericórdia aperfeiçoaria a Lei antiga. Jesus o diz claramente: Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição”.(Mt 5,17)

AMOR À MISSÃO DO FILHO

Maria poderia agir de modo diferente só após a inteira efetivação da Redenção, a qual Ela tentou antecipar nas bodas de Caná, na qual Jesus realiza seu primeiro milagre, embora “ainda não tivesse chegado sua hora”. (Jo 2,4)

 

(1) São Luís Maria Grignion de Montfort, Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, Ed. Vozes, Petrópolis, 2018, 48ª edição, nº 3.
Ilustrações: Arautos do Evangelho, Wiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *