Nossa Senhora da Esperança

Pouco antes do Natal, a Igreja comemora a festa de Nossa Senhora do Ó, também chamada da Expectação ou da Esperança. É uma das mais antigas comemorações litúrgicas em louvor à Mãe de Deus, pois sua origem remonta ao ano de 656, quando o X Concílio de Toledo instituiu a Festa da Expectação do Parto, na qual se apresenta Nossa Senhora bem próxima do nascimento de Jesus.

No decorrer do tempo, o título de Nossa Senhora da Expectação acabou sendo mudado pela invocação de Nossa Senhora do Ó, porque na semana anterior ao Natal, as antífonas estabelecidas para o Magnificat no Ofício de Vésperas se iniciam todas pela interjeição “Ó”, seguida de um título messiânico:

Nuestra Señora de la Dulce Espera

Ó Sabedoria, saída da boca do Altíssimo;

Ó Adonai(Senhor), guia da casa de Israel;

Ó Raiz de Jessé (pai de Davi);

Ó Chave de Davi;

Ó Sol nascente justiceiro;

Ó Rei das nações;

Ó Emanuel: Deus conosco.

 

O ponto central de cada uma dessas sete antífonas é a súplica “vinde”, não tardeis mais. E a delicadeza do gênio litúrgico da Igreja organizou-as de modo tal que o acróstico composto pelas iniciais latinas de cada antífona depois da interjeição “Ó”, lidas em sentido inverso, forma a resposta do Divino Salvador a essa filial súplica: “Ero cras” (“Virei amanhã”).

 

(Originalmente publicado na revista “Arautos do Evangelho”, nº 180, dezembro de 2016, p. 39. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )
Ilustrações: Arautos do Evangelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *