NOSSA SENHORA DA CONFIANÇA

confianca-nsra-ae

Confiança! Confiança! Eu venci o mundo!.(Jo 16, 33).

Quando a palavra confiança era pronunciada por Nosso S
enhor Jesus Cristo, “operava nos corações uma profunda e maravilhosa transformação., diz um sábio escritor. “A aridez das suas almas era umedecida por um orvalho celestial, as trevas de seus espíritos se transformavam em luz, a angústia era substituída por uma calma serenidade”.

 Pe. David Carlos Francisco, EP

 pe-david-c-francisco-raeO mesmo convite que Nosso Senhor fazia outrora aos seus ouvintes, repete hoje a nós. Confiança!

Como essa virtude é necessária nos dias de hoje!

Como estão equivocadas as almas que, sentindo suas deficiências e misérias, mal ousam aproximar-se do Divino Salvador, com receio de que um Deus tão puro, tão excelso não se inclinaria para elas, não perdoaria suas faltas!

Deus é Misericórdia, e desde que desejemos sinceramente converter-nos, Ele tem pena de nossa miséria, e de nós se aproxima para salvar-nos, para nos colocar junto ao seu Sagrado Coração.

Mais ainda: quis nos dar um meio de experimentarmos a bondade do modo mais eloquente possível em termos humanos, que é o carinho materno. Do alto da Cruz, no momento mesmo de entregar sua alma ao Pai, deu-nos sua própria Mãe para ser também nossa Mãe. “Mulher, eis aí o teu filho. (…) Filho, eis aí a tua Mãe!” (Jo 19, 26-27). Como explica a Igreja desde seus primeiros séculos, em São João estava representada toda a humanidade.

Esse dom inenarrável de sermos, também, filhos da Mãe do Céu, nos facilita igualmente a prática da virtude da confiança.

Pontifício Seminário Romano

Pontifício Seminário Romano

Essas reflexões nos trazem à lembrança uma belíssima pintura de Nossa Senhora da Confiança — a Madonna della Fiducia — venerada na Cidade Eterna, na capela do Pontifício Seminário Romano, vizinho à famosa Basílica de São João de Latrão.

A devoção à “Madonna della Fiducia” mostra-se particularmente benéfica quando se reza a jaculatória “Minha Mãe, minha confiança!.

Muitos são aqueles que se fortalecem na confiança, ou a recuperam, apenas por contemplar essa bela pintura, sentindo-se inundados pelo olhar maternal, sereno, carinhoso, encorajador da Rainha do Céu.

E o divino Menino, também fitando o fiel, aponta decididamente o dedo indicador para a Santíssima Virgem, como a dizer: “Coloque-se sob a proteção d’Ela, recorra a Ela, seja inteiramente d’Ela, e você conseguirá chegar até Mim”.

Nossa Senhora da Confiança

Nossa Senhora da Confiança

(Trechos do artigo “Nossa Senhora da Confiança”, revista “Arautos do Evangelho”, nº 14, fevereiro de 2003, p. 36-37.Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

 

Ilustrações: Arautos do Evangelho, wiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *