CONFIANÇA DIANTE DO INCOMPREENSÍVEL

por-que-fizestes-assim-i-rae

Nunca poderemos ter ideia da sublime e extraordinária união que Maria foi chamada a ter com Deus. Desde a sua Imaculada Conceição até o momento de sua sereníssima dormição, a Rainha dos Anjos foi progressivamente cumulada de singularíssimos privilégios.

Desta união provinha uma penetração ímpar nos desígnios de Deus a respeito da criação e da História, de seus desejos e metas. Antes de a qualquer outra criatura, foi revelado a Maria o plano da salvação, com o holocausto do Redentor e a glória da Ressurreição. E desde o cume do monte da sabedoria, a Santíssima Virgem correspondeu sempre às graças com a máxima perfeição concebível.

MARIA CONFIOU DENTRO DOO LUSCO-FUSCO

anunciação-lmaris-ae

Porém, nem tudo revelou o Altíssimo à Soberana Imperatriz durante sua vida. À suprema clareza de sua visão quanto às metas não correspondia equivalente certeza sobre o modo concreto de como Deus pretendia alcançar seus fins. Por exemplo, esperando ardorosamente a vinda do Messias, não sabia Ela, entretanto, ter sido designada para ser sua Mãe… Mais ainda, sendo chamada a praticar todas as virtudes em grau superlativo, Deus permitiu n’Ela determinadas incertezas para que, no lusco-fusco entre metas claras e meios obscuros, Ela pudesse dar-nos o exemplo daquela especial confiança caracterizada por uma esperança inabalável diante do incompreensível.

“FILHO, POR QUE FIZESTE ISTO”

Nesta perspectiva deve ser entendido o pungente episódio relatado por São Lucas, da permanência do Menino no Templo sem sua Mãe o advertir (cf. Lc 2, 41ss). Por mais que aos ateus pareça uma história casual, este fato contém — por serem Jesus e Maria os arquétipos supremos na ordem do criado — uma profundíssima lição espiritual.

Associada aos mistérios da salvação, sabia Maria como seu Filho resgataria a humanidade extraviada, mas desconhecia o dia e a hora. Ao perceber sua ausência, quantas angústias terão pervadido sua alma virginalmente maternal! Já teria sido Ele preso? Talvez, até, crucificado! E Ela ausente neste supremo momento… Após sofrer por três dias um verdadeiro martírio espiritual, e certa de que nada com Jesus acontecia por acaso, compreende-se que, ao reencontrá-Lo, a angústia de Maria tenha cedido lugar à perplexidade: “por que fizeste isto?” (cf. Lc 2, 48).

Diante da enigmática resposta (cf. Lc 2, 49-50), Nossa Senhora ainda assim dá exemplo da atitude perfeita: longe de revoltar-Se ou exigir maiores explicações,aceita das mãos de Deus o incompreensível, guardando “todas estas coisas no seu coração” (Lc 2, 51), como o mais precioso dos presentes.

APRENDENDO A CONFIAR COMO MARIA

brumas-e-raios-ae

Conosco se multiplicam fatos análogos: muitas vezes, parece-nos uma “perda” aquilo que na realidade é um tesouro espiritual oferecido por Deus. Naquele momento, o inexplicável nos desconcerta; não entendemos, e disto mesmo provém o mérito. Nosso Pai celeste quer ser amado também de dentro do mistério. Não nos corresponde entender tudo; entendemos, aliás, muito pouco: algo se nos revela aqui, enquanto vivemos entre brumas que só se dissiparão na eternidade. A incondicionalidade do verdadeiro amor a Deus, manifestado do meio da incerteza, é um caminho seguro e rápido para chegar até Ele. Bem-aventurados aqueles de nós que aceitemos a vontade do Senhor sem entender, porque seremos admitidos na sua intimidade… por toda eternidade!

(Transcrito com ligeiras adaptações da “Revista Arautos do Evangelho”, nº 170, fevereiro de 2016. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )  
Ilustrações: Arautos do Evangelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *