“Pro Ecclesia et Pontifice

É sempre gratificante lembrar certos fatos e certas verdades. Nestes dias relembramos a entrega da condecoração “Pro Ecclesia et Pontifice” outorgada ao Mons. João Clá, Fundador dos Arautos do Evangelho, pelo Papa Bento XVI, emérito, sim, mas vivo entre nós. Foi a exatos oito anos, por ocasião do aniversário natalício de Mons. João Clá.

Para bem aquilatarmos o significado dessa entrega de uma das mais altas condecorações pontifícias pareceu-nos que nada seria melhor que as palavras do enviado pontifício, Cardeal Franc Rodé, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica na época.

SOIS DA ESTIRPE DOS HERÓIS E DOS SANTOS”

Medalha “Pro Ecclesia et Pontifice”

No momento de vos entregar a condecoração com a qual o Santo Padre quis premiar vossos méritos, vêm-me à mente as palavras de São Bernardo, no início de seu tratado De laude novæ militiæ: “Faz algum tempo que se difunde a notícia de que um novo gênero de cavalaria apareceu no mundo”. Essas palavras podem ser aplicadas ao momento presente. Com efeito, graças a Vossa Excelência, surgiu uma nova cavalaria não secular, mas religiosa, com um novo ideal de santidade e um heroico empenho pela Igreja.

Neste empreendimento, nascido em vosso nobre coração, não podemos deixar de ver uma graça particular dada à Igreja, um ato da Divina Providência em vista das necessidades do mundo de hoje.

Cardeal Franc Rodé condecora Mons. João Clá com a medalha “Pro Ecclesia et Pontífice”

O ideal que propondes àqueles que são vossos é o de seguir a Cristo no grande movimento dos Arautos do Evangelho, com radicalismo evangélico, “combatendo sem trégua — como diz São Bernardo — uma dupla batalha, seja contra a carne e o sangue, seja contra os espíritos malignos do mundo invisível”.

Obrigado, Monsenhor, por vosso nobre empenho, obrigado por vossa santa audácia, obrigado por vosso amor apaixonado pela Igreja, obrigado pelo esplêndido exemplo de vossa vida. Vós sois da estirpe dos heróis e dos santos!”

 

TESTEMUNHO SOBRE OS ARAUTOS

Na ocasião, em declarações à TV Arautos, o Cardeal Franc Rodé assim se referiu aos Arautos do Evangelho:

Conheci os Arautos do Evangelho inicialmente na Eslovênia, quando era Arcebispo de Liubliana, e depois, evidentemente, quando cheguei a Roma, como Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O que me impressionou muito foi, para começar, a personalidade do fundador e superior geral, o Mons. João Scognamiglio Clá Dias. É uma pessoa extraordinária, um carisma manifesto e, sobretudo, creio eu, um grande organizador e um homem capaz de levar atrás de si tantos jovens. Ontem estivemos no Centro de Formação das Moças, estes dias estou aqui no Tabor, onde vivem centenas de rapazes, e vejo o entusiasmo, a alegria de ser cristãos, a alegria de pertencer à Igreja e de servir ao Reino de Cristo. Tudo isso faz parte do carisma dos Arautos do Evangelho.

Em Roma, cerca de 15 estudantes arautos estão se preparando para serem, mais tarde, professores aqui no Tabor, na Faculdade de Teologia. Os Arautos do Evangelho representam para mim a novidade que se manifesta nos últimos anos na Igreja: um grande dinamismo apostólico, um grande amor à Igreja, uma grande fidelidade ao Papa e à Santa Sé.

  Cardeal Franc Rodé apresenta Decreto do Papa outorgando a medalha

Aqui não se tergiversa, aqui não há nenhuma tentação de se desviar da doutrina reta e sã da Igreja, e os Arautos do Evangelho estão provando isso todos os dias. O que me impressiona também é a disciplina. Aqui existe ordem, disciplina, vontade de trabalhar e de fazer algo por Cristo e pela Igreja.

Ademais, o que é raro no mundo de hoje, o culto da beleza na expressão mais alta e mais nobre da palavra: a Liturgia, os cantos, a orquestra, todo o comportamento dos Arautos do Evangelho é extremamente nobre, distinto, grande, belo!

Sinto-me feliz de poder dar hoje meu testemunho sobre os Arautos do Evangelho, com grande otimismo para o futuro. É uma nova grande família religiosa que nasceu na Igreja, graças ao gênio do Mons. João, e que seguramente tem um grande porvir na Igreja, para o bem do Reino de Deus”.

(Reportagem completa, incluíndo a íntegra da homilia do Cadeal Franc Rodé publicada na revista Arautos do Evangelho, nº 93, setembro de 2009, pp. 18-29.Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui 

Ilustrações: Arautos do Evangelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *