O mistério dos Arautos do Evangelho

Para quem nos conhece, o“mistério” é o que diz a autora do artigo que transcrevemos a seguir: Eis o grande mistério dos Arautos do Evangelho: vida interior e desejo de santidade. Publicado na revista Tempo do mês de setembro de 2017, página 48.

Para quem ainda não nos conhece, pode ver no texto o “mistério”…


O MISTÉRIO DOS ARAUTOS DO EVANGELHO

Sabrina Alcântara (*)

Hábitos impecáveis, botas lustradas e corrente na cintura. Nos ombros, pende o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, sobre o qual encontramos uma cruz que toma quase todo o corpo.

A maioria é jovem. De fisionomia alegre, são dóceis e educados. Nas cerimônias litúrgicas são recolhidos. Depois de passar por formação em seminários e aprender a mais pura doutrina católica, alguns se tornam sacerdotes.

Mas afinal, quem são eles? São integrantes dos Arautos do Evangelho. Um Instituto de Direito Pontifício aprovado pelo saudoso papa São João Paulo II, no ano de 2001, durante a festa da Cátedra de Pedro. Uma instituição católica nascida no Brasil e que se espalhou por todo o mundo. E desta frondosa árvore nasceram outros dois ramos, o Sacerdotal e o Feminino.

A instituição e os seus componentes foram assim mencionados pelo papa Bento XVI, no livro-entrevista publicado em coautoria com Peter Seewald: “ no Brasil, (…) se presencia também grandes renascimentos católicos, um dinâmico florescer de novos movimentos, como por exemplo, os Arautos do Evangelho, jovens cheios de entusiasmo por terem reconhecido em Cristo, o Filho de Deus, e desejosos de anunciá-Lo ao mundo”.

                  Mons. João Clá
Fundador dos Arautos do Evangelho

A instituição que foi reconhecida pelo papa, tem como fundador o monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, além de Protonotário Apostólico. Um homem sábio, capaz de arrastar muitas almas para Deus, mitas vezes comparado a São Francisco de Assis, São Domingos, São Bernardo… Um verdadeiro pai, cheio de bondade para com todos que dele se aproximam. Possui um olhar penetrante, cheio de amor de Deus.

Por tamanha dedicação, ele foi digno de receber, por meio do papa Bento XVI, a medalha “Pro Ecclesia et Pontifice”, pelos serviços prestados em favor da Igreja e do mundo.

Qual é o mistério dos Arautos?

A missa é celebrada com devoção, honrando e respeitando o Santíssimo Sacramento. Pode-se observar ainda o respeito pelas normas litúrgicas, o canto gregoriano intercalado com músicas populares, uma missa suave, que proporciona o encontro com o verdadeiro Cristo. Quem se aproxima dos Arautos costuma frequentar a missa com assiduidade, confessar-se regularmente e crescer na devoção a Nossa Senhora… É notória a mudança de vida.

A vida dos Arautos é de compromisso e entrega a Deus. Pode-se observar uma vida de muita oração, missas diárias, adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação das horas e do rosário… Para estes religiosos, não há férias para a oração. Eis aqui, então, o grande mistério dos Arautos do Evangelho: vida interior e desejo de santidade.

Parabéns Arautos! E ficai firmes. Obrigada, Arautos, por existirem Obrigado Arautos, pelos belos conselhos, pelas belas palavras, seguidas de iguais belos exemplos.

Obrigada por atrair tantas bênçãos para as nossas vidas e, sobretudo, para nossa querida cidade de Montes Claros.

Arautos do Evangelho em Montes Claros

As atividades apostólicas dos Arautos do Evangelho na cidade são inúmeras. Entre elas, podemos destacar: os cursos de Consagração a Jesus por meio de Maria, realizados a mais de dez anos, contando com milhares de consagrados; visitas a hospitais, creches e asilos com a imagem de Maria; projeto de educação ambiental para crianças e jovens; visitas a escolas, sempre incentivando a cultura e a arte musical; apresentação do Presépio Som e Luz, uma verdadeira obra de arte que enriquece a formação da catequese para crianças e adultos. Quem quiser conhecer mais sobre os Arautos do Evangelho em Montes Claros pode ligar para o telefone 3222-7766.

* * *

(*)Sabrina Alcântara é advogada e colaboradora da revisto Tempo, de Montes Claros.

 

Ilustrações: Arautos do Evangelho, revista Tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *