CONFIANÇA! UM IMENSO PERDÃO NOS ESPERA

volta-do-filho-prodigo-rae

Ao lermos a parábola do filho pródigo, costumamos aplicá-la a pessoas que conhecemos. Mas, haveria um paralelo entre o filho pródigo do Evangelho e a situação trágica em que a humanidade se encontra?

O filho pródigo do Evangelho perdeu sua herança porque desejou gastá-la longe da casa do pai, e a humanidade parece ter perdido a luz da razão porque julgou-se capaz de usá-la sem Deus. E tendo dilapidado toda a “fortuna” de sua inteligência e liberdade, não estaria agora a humanidade reduzida a alimentar-se das “bolotas dos porcos”?

Ora, será que doravante a História não nos reservará algo melhor? A grande bondade manifestada pelo pai ao filho arrependido, não nos autoriza a esperar um imenso perdão para a “humanidade pródiga”? Sobre esta perspectiva o Mons. João Clá, Fundador e Superior Geral dos Arautos do Evangelho tece um elucidativo comentário.

MARIA E A “HUMANIDADE PRÓDIGA” (*)

mons-iv

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Se traçássemos um paralelo entre a humanidade atual e o filho pródigo, com tristeza veríamos não estar ela muito distante do estágio no qual, reduzido à completa miséria, o filho pródigo da parábola quis se alimentar com as bolotas dos porcos.

Permitindo que os homens caiam nos horrores de um mundo contrário à virtude, Deus espera pacientemente o momento exato para lhes conceder as luzes de sua misericórdia, através de uma ação do Espírito Santo. Tal ação lhes fará ver com clareza seu deplorável estado e lhes suscitará as saudades das maravilhas da graça, abandonadas já há tantos séculos.

A FIGURA QUE NÃO ESTÁ NA PARÁBOLA: MARIA SANTÍSSIMA

Nossa Senhora do Brasil - São Paulo

Nossa Senhora do Brasil – São Paulo

Os símbolos, porém, sempre claudicam em relação à realidade, e a fé nos faz crer que o futuro dos homens superará em muito o desfecho da parábola, sobretudo por causa de um elemento. Na narração, não aparece uma figura que na História tem papel fundamental: Maria Santíssima, a quem Deus constituiu Advogada e Refúgio dos pecadores, Mãe dos homens.

Quando a humanidade pródiga começar a empreender o caminho de volta, essa Mãe virá ao seu encontro e a receberá com incomensurável bondade.

 Bastará então que Lhe seja dirigida a súplica humilde e confiante: “Pecamos contra Deus e contra Vós; já não merecemos ser chamados vossos filhos. Tratai-nos como se fôssemos servos”. Ela mesma intercederá, então, junto a seu Filho, levando-Lhe o pedido de clemência.

Nesse momento em que os homens se apresentarem diante do trono da Divina Misericórdia, colocando-se na condição de escravos da Sabedoria Eterna e Encarnada, pelas mãos de Maria, estará concedido o perdão restaurador.

Nossa Senhora de Fátima: "Por fim o meu Imaculado Coração triunfará"

Nossa Senhora de Fátima: “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”

E assim como o pai festejou o jovem arrependido, Deus tratará como filhos prediletos a estes que se entregarem sem reservas, e promoverá a comemoração inaugural de um novo regime de graças no plano da salvação: o Reino de Maria, era histórica da misericórdia, constituída por almas que, reconhecendo-se pecadoras, se terão deixado transformar pela força do perdão.

(*) Título e subtítulo da redação deste blog.
(Trecho do comentário de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, “O inédito dos Evangelhos”, Libreria Editrice Vaticana, Vol. V, 2012, p. 357-359. Publicada também na revista “Arautos do Evangelho”, nº 141, setembro de 2013, p. 19.Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )
Ilustrações: Arautos do Evangelho

One thought on “CONFIANÇA! UM IMENSO PERDÃO NOS ESPERA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *