VARIEDADE AGRADA

Aqueles que acompanham nosso Blog sabem da recente chegada a Montes Claros de um sacerdote Arauto, vindo de missões na longínqua África. O multicolorido das vestes dos povos africanos, em concreto de Moçambique, de onde veio o Pe. Wagner Morato, EP, parece ter inspirado a variedade das mais recentes atividades dos Arautos do Evangelho em Montes Claros.

Suculentas palestras, ilustradas com imagens e exemplos bem ao gosto das gerações mais novas terminavam em não menos suculentas refeições. Depois de um tempo de recolhida adoração ao Santíssimo Sacramento tínhamos a alegria de uma Missa tão atraente como solene.

Solene? Sim, e bastante. Os jovens participantes pareciam livrar-se do poeirento e prosaico de tantas coisas do dia a dia, participando de uma celebração eucarística em que o cerimonial, a música, a clareza na homilia, o ambiente de quem encontra o que sempre procurou; tudo isso dava um conteúdo sacral à Missa.

Missa com os pais

Por vezes pouco depois, jogos vivazes em pleno campo, entre eles a caça ao tesouro. Que foi encontrado… As conversas animadas nas noites do acampamento. E, para alguns, uma boa confissão depois da qual a consciência tranquila era o melhor dos travesseiros.

Na hora que menos esperávamos, uma peça de teatro ilustrava o que fora dito pouco antes ou seria dito logo depois. E alguns de nós, novatos do Projeto Futuro e Vida, aplicamos ali o que aprendemos nas várias jornadas de formação. Ora foi a peça do “Monge Ave-Maria”, pitoresca e convidando à prática da oração. Ou a oração do justo e humilde contrastando com a oração arrogante do fariseu que cobra de Deus falsos direitos que jamais teve.

LUZ DO CÉU E TRAVESSEIRO MACIO

Duas atividades — se assim as podemos chamar — que falaram fundo em nossas almas: a adoração silenciosa de Jesus Eucarístico, em que podíamos abrir nossos corações a Ele, e, às vezes parecíamos ouvir a “voz” d’Ele no fundo da alma. A outra, simples, mas que marca a vida de muitos: a confissão bem feita, o voltar à inteira amizade de Deus e de Maria Santíssima.

Aqueles que participaram e lerem estas linhas certamente acrescentariam mais outros parágrafos.

Lembrança do encerramento

Um, não queremos deixar de colocar: foi a participação de nosso queridos pais em vários dessas atividades, especialmente da Santa Missa. Muito nos alegrou estarmos pais e filhos junto a Jesus Eucarístico.

One thought on “VARIEDADE AGRADA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *